A mesoterapia é um procedimento estético que não necessita de cirurgia, considerado muito eficaz no tratamento de diversos problemas.
É muito procurada nos consultórios dermatológicos e clínicas de estética para suavizar sinais de envelhecimento no rosto, reduzir estrias, celulite, gordura localizada e tratar alguns problemas capilares.
A mesoterapia pode diminuir a queda de cabelo, acelerar o crescimento capilar e aumentar a densidade dos fios. Com o uso das vitaminas e substâncias anti inflamatórias, o procedimento contribui também para melhorar a saúde e a qualidade dos fios de maneira geral.
Saiba tudo sobre o tratamento lendo o conteúdo abaixo:
O que é Mesoterapia
Considerada uma revolução no mercado da medicina estética atual, a mesoterapia foi criada por um médico francês com o objetivo inicial de aliviar a dor, tornando-se um sucesso na área da estética no Brasil, a partir dos anos 90.
Trata-se de um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de diversos problemas, que aplica substâncias medicamentosas em locais específicos da pele – o que reduz possíveis efeitos colaterais e aumenta a precisão dos resultados.
A mesoterapia consiste na aplicação de injeções em uma das camadas internas da pele, compostas por combinações de medicamentos, vitaminas, enzimas e outros compostos que podem variar de acordo com a finalidade do tratamento.
Como é feita a mesoterapia?
A mesoterapia é feita com a aplicação de várias injeções, nas camadas mais superficiais da pele, com substâncias farmacológicas diluídas, como vitaminas, minerais e medicamentos, de acordo com o objetivo do tratamento.
Para que serve a Mesoterapia Corporal
Os principais problemas tratados pela mesoterapia corporal são o combate à gordura localizada, a redução da celulite, das estrias brancas, da flacidez da pele, a suavização de rugas e marcas de expressão e a redução de manchas na pele.
Gordura Localizada
A gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo em certas regiões do corpo, como por exemplo, abdômen, flancos (o famoso pneuzinho na lateral do corpo) e parte interna da coxa, sendo muito difícil de ser eliminada através de dietas e exercícios físicos.
Para tratar esse problema tão comum, a mesoterapia com enzimas, também conhecida como lipo enzimática, tornou-se uma poderosa aliada no combate à gordura localizada, por ser menos invasiva e ter uma recuperação mais rápida do que uma lipoaspiração tradicional.
Celulite
A celulite é uma inflamação do tecido celular, sendo causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, provocando um aspecto “ondulado” na pele em áreas como nádegas, coxas e braços.
Os temidos “furinhos”, presentes em praticamente 90% da população feminina mundial, mas que também aparecem em muitos homens, podem ser combatidos com a mesoterapia, onde são injetados medicamentos que atuam sobre as toxinas que formam a celulite.
Estrias
As estrias são lesões que surgem em consequência da destruição das fibras de colágeno e elastina da pele.
Elas têm o formato de linhas, que podem ser avermelhadas quando são mais recentes e brancas quando são mais antigas.
Através do tratamento de mesoterapia, é possível injetar medicamentos ao longo dessas linhas que são capazes de ativar a circulação do local e estimular a produção de colágeno e fibras elásticas, diminuindo o tamanho e melhorando a aparência das estrias.
Redução de manchas da pele
As manchas na pele são um problema dermatológico muito comum em homens e mulheres.
Elas podem aparecer em diferentes partes do corpo, ter cores variadas (marrom, preta, vermelha, branca), diversos formatos e muitas causas, sendo uma das principais, a prolongada exposição solar sem a devida proteção.
O procedimento de mesoterapia tem-se mostrado muito eficaz na redução de manchas na pele, pois utiliza aplicações de substâncias clareadoras que podem variar de acordo com o tipo de mancha e com a necessidade de cada paciente.
Como é feita a Mesoterapia
A mesoterapia é feita através da aplicação de injeções que podem conter variados tipos de substâncias (medicamentos, enzimas, vitaminas, etc) inclusive a combinação entre elas, em diferentes partes do corpo, rosto e couro cabeludo para o tratamento de diversas patologias.
É um procedimento minimamente invasivo, realizado no próprio consultório médico ou clínica de estética, que permite ao paciente voltar às suas atividades rotineiras logo após sua realização.
A aplicação das substâncias no local a ser tratado é realizada através de agulhas muito finas que conseguem alcançar diversas profundidades das camadas da pele e dos músculos. Antes da aplicação, é possível a utilização de anestésicos tópicos para um maior conforto do paciente durante a sessão.
Conforme já citado anteriormente, a mesoterapia costuma apresentar resultados bastante eficazes no combate à gordura localizada, celulites, estrias brancas, flacidez da pele, na suavização de rugas e marcas de expressão, na redução de manchas na pele e também no tratamento de diversas doenças capilares.
Quantas sessões são necessárias
A quantidade de sessões necessárias para a obtenção de um resultado eficiente pode variar de acordo com o tipo de patologia que será tratada.
Normalmente, são indicadas em média, entre 3 e 15 sessões, com um intervalo mínimo de uma semana entre cada uma.
Duração das sessões
As sessões têm duração média de 30 minutos e os resultados geralmente costumam ser observados a partir da terceira sessão, mas tudo vai depender da indicação clínica e do tipo de problema a ser tratado.
Substâncias utilizadas na Mesoterapia
Por ser indicada para tratar diversas patologias, os procedimentos de mesoterapia utilizam uma boa variedade de substâncias, que podem ser aplicadas individualmente ou combinadas entre si, dependendo da indicação, do local tratado e do objetivo do paciente.
Listamos as mais comuns:
- Enzimas;
- Extratos de ervas medicinais;
- Bloqueadores hormonais como Finasterida e Dutasterida.
- Medicamentos como antibióticos e vasodilatadores;
- Vitaminas e minerais
- Anti-inflamatórios
Que profissional pode realizar o procedimento
A mesoterapia é um procedimento bem complexo, pois exige um conhecimento aprofundado da anatomia do corpo humano, além do manejo de diferentes tipos de substâncias medicamentosas e possíveis reações adversas após suas aplicações.
Diante disso, é de extrema importância que as sessões sejam realizadas por profissionais capacitados, como médicos dermatologistas, cirurgiões plásticos e fisioterapeutas especializados por supervisão médica.
Cuidados antes da Mesoterapia
Antes da realização de uma sessão de mesoterapia, é recomendado que o paciente tome alguns cuidados, como deixar a pele limpa, sem cremes, protetores solares ou outros cosméticos.
Deve-se evitar o uso e ingestão de substâncias que deixam o sangue mais fluido, como medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (por exemplo a Aspirina).
Recuperação e cuidados após o procedimento
Também é importante tomar alguns cuidados após o procedimento.
Veja abaixo os principais:
Usar roupas limpas, preferencialmente de algodão, evitando o jeans;
Evitar o contato direto da pele tratada com qualquer tipo de superfície (contaminada) por no mínimo 72 horas após o procedimento;
Evitar na hora do banho o uso de buchas, esfoliações, cremes e depilações durante as primeiras 48 horas após a aplicação;
Evitar exposição solar, mas se não for possível, proteger a região da aplicação com protetor solar de alta proteção, principalmente se tiver hematomas;
É recomendável o uso de compressas geladas para reduzir a dor e o desconforto, além de diminuir a formação de hematomas;
Não se recomenda a realização de outro procedimento estético na região em que foi realizada a mesoterapia;
É indicado o uso de bermudas compressivas num período de 7 a 10 dias em caso de tratamento para gordura.
Seguir rigorosamente as orientações médicas.
Contraindicações
O tratamento com mesoterapia é contraindicado para pessoas que possuem algum tipo de doença de pele na área em que a aplicação será realizada, além de pessoas que têm doenças autoimunes descompensadas.
Não deve ser realizada por mulheres grávidas nem lactantes e deve ser evitada por pessoas que possuem alergia à alguma substância utilizada.
Preço da Mesoterapia
O preço da Mesoterapia pode variar de acordo com o objetivo a ser alcançado, com o protocolo de tratamento utilizado e também com a associação com outros procedimentos.
O número de sessões também é variável e será definido pelo médico especializado em uma consulta de avaliação do caso.
É aconselhável que os procedimentos sejam realizados por profissionais com experiência e conhecimento na área, em locais de confiança.
Onde fazer Mesoterapia em São Paulo
Dra. Bárbara Figueiredo é dermatologista, especialista titulada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
É coordenadora do curso de pós-graduação em Dermatologia e Cosmiatria da IPM Pós, formada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com especialização em Dermatologia e Tricologia pela Santa Casa de São Paulo.
Ao longo de sua carreira vem ampliando seus conhecimentos através de formações complementares e participação em eventos.
Idealiza tratamentos personalizados avançados em um ambiente moderno e aconchegante, além de uma equipe extremamente competente.
Agende uma consulta para planejar o melhor protocolo de tratamento para suas necessidades e desejos.